Conheça a Prodígio Digital, parceira da GAMEscola.



Não é segredo para ninguém que a GAMEscola® possui uma excelente relação com várias empresas do Paraná e do país. Uma dessas empresas parceiras é a Prodígio Digital.

A Prodígio Digital foi a empresa que nos ajudou na concepção do Joga Na Mente (vídeocast da GAMEscola no Youtube). Will, e toda a sua equipe, nos ajudaram muito compartilhando importantes conselhos de mercado.



Recentemente a Prodígio decidiu levar ao grande público, através do seu canal no Youtube, todo o talento e conhecimento que possuem. Um conteúdo de altíssima qualidade.

Nosso presidente, André Leandro, e o CEO da Prodígio, Will Fernandes, acordaram que muitos conteúdos da prodígio serão passados aos alunos presenciais GAMEscola® como material de apoio, estudo e pesquisa.




Conversamos com Will Fernandes para conhecer um pouco mais de sua empresa:


GAMEscola® - Quando surgiu a Prodígio? Qual era o principal objetivo da empresa naquela época?

Will Fernandes - Olá André. Obrigado pelo convite mais uma vez. A Prodígio nasceu em 2005 no interior de São Paulo como uma produtora de áudio. Na época produzíamos apenas spots comerciais, programas, pacotes de vinhetas e jingles.

Mas com o tempo percebi que existiam muitas outras possibilidades em nossa área de atuação. Com o tempo nossa atividade mudou da produção para a gestão de projetos em áudio que envolviam diversos profissionais. Em 2007 passamos a atuar também na produção de publicidade para tv. Era uma época em que as campanhas de varejo dominavam. Produzimos muitos jingles, trocas de ofertas para concessionárias de veículos, supermercados ou lojas de departamento, atuando na produção das trilhas, sonoplastia e locução.

A partir de 2013 com o amadurecimento da publicidade na internet, com crescimento do Youtube o mercado mudou muito. Houve uma redução da mídia em tv e o crescimento de campanhas na internet, mas com formato diferente do tradicional 30 segundos.

Nessa época começamos atender também empresas de educação corporativa com a produção de cursos (e-learning), com materiais para jogos, ou plataformas educacionais.

A partir de 2015 os softwares de edição ficaram muito mais acessíveis, empresas começaram a licenciar seus catálogos de trilhas sonora por assinatura. Isso simplificou o processo de produção e as produtoras de vídeo passaram a produzir áudio internamente. Isso fez a gente se mexer novamente. Como na cadeia de produção somos o ultimo elo (onde a corda arrebenta rs) começamos a trabalhar com clientes diretos. Nessa época começamos a produzir podcasts e também conteúdos em vídeo com foco em entretenimento e educação. E isso deu o start para mudança de foco que estamos fazendo agora. Depois da pandemia que afetou muito os negócios começamos a focar mais em conteúdo próprio. Deixar de ser uma empresa que produz as ideias dos nossos clientes para começar a monetizar o nosso conteúdo, nossa criação sejam programas, cursos ou pacotes de conteúdo.


GAMEscola® - Vocês já tiveram projetos que não tiveram continuidade. Sabemos que tudo é aprendizado. Pode dividir conosco algumas dessas experiências e como isso ajudou a Prodígio a se posicionar no mercado?

Will Fernandes - Nossa, vários rs. Empreender é uma sucessão de erros até que os acertos aconteçam. Já tive uma rádio web que não deu certo, uma agência de publicidade. Em 2007 criei com um sócio de São Paulo uma plataforma de conteúdos para rádio que na época não conseguimos emplacar por falta de verba para bancar a programação que se mostrou muito mais complexa do que imaginávamos, um marketplace de vozes. E no fim de 2019 montamos uma estrutura para produção de conteúdos 3 meses antes da pandemia começar. Perdemos clientes com contratos fechados, tivemos de repensar muita coisa, vender equipamentos. Cada tentativa, cada erro nos ensina um pouco. O que não fazer, analisar melhor onde está entrando e também a ter mais foco. O maior aprendizado em todos esses anos é: Foque no que sabe fazer de melhor. Qualquer outro projeto que surja precisa agregar ao seu projeto principal. Quem atira pra todo lado não acerta ninguém. Concentre as energias!



GAMEscola® - O Joga Na Mente é um grande produto da GAMEscola e nasceu na sua produtora. Como foi para vocês gravarem e produzirem o programa? Algum episódio preferido?

Will Fernandes - O Joga na Mente foi nosso laboratório para criar um processo de produção mais ágil para videocast (podcast em vídeo). Podcast já era uma especialidade até pelos anos que tive produzindo programas de rádio. Já vídeo era algo novo, principalmente captação com várias câmeras. Com o Joga na mente montamos nossa ilha de corte, com processamento de áudio e vídeo em tempo real. O programa saia praticamente pronto. Foi também nosso start para estudar a distribuição e monetização de plataformas como Youtube, Spotify. Pra mim foi maravilhoso participar da formatação do programa e ao mesmo tempo validar vários processos que já tinha em mente mas nunca tinha feito. Foi uma troca sensacional com a Gamescola.

Tenho alguns episódios especiais como o do Emerson Ceará que foi um sarro até nos bastidores, o episódio com Ezequiel Pimenta especialista em educação e o episódio com o Fábio Gonçalves pai no Vinicius e do Fred que foi emocionante (mesmo com falha no foco de uma câmera rs)




GAMEscola® - O trabalho que estão fazendo no Youtube é incrível e muito bem-produzido. Pode nos falar um pouco dos objetivos pensados para o canal?

Will Fernandes - Como comentei, agora nosso foco é monetizar o próprio conteúdo. E resolvi começar pela área que mais gosto que é a educação. Eu sempre gostei de compartilhar tudo que aprendo.

A troca de informações, de ideias gera mais conhecimento. Nunca fui desses de guardar pra mim o que estudo e pesquiso. Mas sempre fiz isso em grupos de profissionais, fóruns, conversas em estúdio. Percebi que poderia compartilhar com muito mais pessoas todo esse conteúdo no Youtube e em outras plataformas. Construir uma comunidade e ajudar principalmente quem ta começando e também aprender com nossos seguidores.

Logo de cara tem sido fantástico! Feedback, troca de ideias. Espero com o tempo aumentar muito a produção de conteúdos e envolver mais pessoas pra trocar conhecimento. Mesmo com a audiência ainda engatinhando, já dá aquele orgulho por fazer o que gosto e poder ajudar outras pessoas.




GAMEscola® - Queremos agradecer imensamente a parceria, a amizade e principalmente a partilha de conhecimentos.

Deixo o espaço aberto para que fale mais sobre os projetos e planos da empresa. Qual o melhor canal de contato para aqueles leitores que se interessaram pelo trabalho de vocês?

Will Fernandes - Eu que agradeço o espaço mais uma vez André. Mais do que nunca, com as novas profissões, com mudanças tão rápidas no mercado de trabalho, só a educação, o conhecimento, o aprender constante fará com que as pessoas consigam seu lugar ao sol em meio a tantas mudanças.

Sobre projetos, além do nosso conteúdo educacional também lançaremos em breve um núcleo voltado para empresas que queiram criar conteúdos para internet e não sabem como começar, como roteirizar, gravar, editar e distribuir o próprio conteúdo. Todos os nossos projetos futuros terão como foco a educação o compartilhamento de conhecimento.

Quem quiser conhecer um pouco mais da nossa empresa pode acessar www.prodigioaudio.com (produtora de áudio) e www.prodigio.digital. Site que entrará no ar agora em dezembro com nosso conteúdo educacional.


E quem quiser bater papo e trocar ideias sobre nosso mercado pode me procurar nas redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin como @willfernandesvoz.

Muito obrigado.


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