Unity: Você sabe o que esta ferramenta faz?

Decerto seria muito mais simples criar um artigo comentando o que a Unity não faz.


Porém, como isto passa longe de ser positivo a você e também ao nosso curso que oferecemos na GAMEscola, prepare-se!


E quando dizemos isto não é por menos! Bem-vindo ao universo da ferramenta que o LinkedIn apontou como:

“A melhor ferramenta para se apostar nos próximos anos.”

A origem.


O Unity, também conhecido como Unity3D ou UnityEngine é literalmente um motor e foi anunciado pela primeira vez em 2005.


A princípio sua versão tinha suporte apenas para Mac Os, mas ganhou espaço no Windows pouco tempo depois.


Vamos recapitular alguns pontos mais importantes nestes 15 anos da Unity e de suas 9 versões até hoje:


  • Em 2007 sua segunda versão foi lançada, inovando em diversos pontos, aderindo ao Iphone e gratificando suas funções a games do gênero Indie.

  • Sua terceira versão de 2010 aderiu o Android junto com incríveis avanços de iluminação, textura e sombreamentos.

  • Com mais de 450 aprimoramentos das versões anteriores, 2012 chegou a quarta versão que abrangeu também o Linux, BlackBerry e Windows Phone.

  • 2015 foi o boom da Unity pois, além de ser gratuito e integrar diversos aprimoramentos, abrangeu seu suporte a 21 plataformas diferentes!

  • A partir de 2017 as versões tornaram-se anuais e mais abrangentes, a fim de alcançarem a oportunidade de produção de jogos nível AAA, ou seja, best-sellers.

  • Em 2018 o suporte ao Windows XP foi removido.

  • 2019 teve um salto grandioso em seus desenvolvimentos para plataformas mais leves e…

  • Enfim chegamos na versão 2020 da Unity que foi lançada em setembro de 2019 e a GAMEscola atualizadíssima com o conteúdo em nosso curso!


E o que a Unity nos proporciona?


Ademais tratando-se de uma ferramenta que não para com seu avanço, temos muito a comentar sobre as possibilidades com a Unity!


Conforme pode-se ver logo na primeira página em seu site, ela abrange:

  • Jogos.

  • Automotivos.

  • Transportes.

  • Locomoção.

  • Filmes.

  • Animações.

  • Cinemáticas.

  • Arquitetura.

  • Engenharia.

  • Construções.


Enfim, tudo isto provém de suas APIs com suporte para diversos sistemas operacionais, como: Windows, Linux, Android, IOs e outros.


Trabalhando com as linguagens; C#, C/C++, JavaScript, Objective C, Visual Basic .NET, MSIL

entre outros.


Sobretudo que todos são disponibilizados pelo MonoDevelop, as oportunidades praticamente não possuem limites!


Com esta gama, entretanto os programadores utilizam o C# que resume e abrange as capacidades das diversas linguagens.


Importações de sprites e avançadas renderizações em 2D permitem mágicas acontecerem diante de seus olhos.

Grande sucesso "Ori And The Blind Forest" também foi feito na Unity.

Analogamente mipmaps e compressão de texturas nos trabalhos em 3D com a possibilidade de configurar a resolução para cada plataforma suportada é uma mão na luva.


Algumas outras funções:

  • Mapeamento de relevo, reflexão e paralaxe.

  • SSAO ou a oclusão de ambientes com sombras.

  • Pós-processamento de texturas e também telas inteiras.

  • Criação de vértices.

  • Fragmentos ou pixels personalizados.

  • Tesselação.

  • Shaders de computação e próprios de superfície.


A própria empresa, como se não bastasse, oferece diversos serviços para os desenvolvedores que trabalham com eles, como Unity:

  • Ads.

  • Analitics.

  • Cloud.

  • Everyplay.

  • IAP.

  • Multiplayer.

  • Performance Report.

  • Collaborate.

  • HUB.


Afinal não é atoa que é um dos cursos mais extensos da GAMEscola! Porém imagine a extensão de sua vida profissional após isto.


Contudo, para facilitar um pouco mais…


Obras onde o encontramos.


Além de filmes e séries como Baymax Dream e Big Hero 6 que inclusive estão na Netflix, temos uma lista incrível de jogos!

Alexandre Kikuchi, responsável pela Unity na América Latina.

Começamos com Pokémon GO, o game que reviveu a franquia de uma forma tão incrível a ponto dos jogadores se socializarem jogando nas ruas e promover encontros em estádios Pokemon!


Hearthstone, Angry Birds, Call of Duty: Mobile e Garena Free Fire que foram ou são verdadeiras febres nos mobiles.


Inesperadamente grandes franquias como Deus Ex converteu-se ao Unity na edição The Fall.


Grandes lançamentos que causaram um imenso hype como Escape from Tarkov não ficam de fora da lista.


Até mesmo Cities: Skyline, que é tão imenso em detalhes que leva aproximadamente uma hora para abrir o mapa em PCs mais antigos!


Salvo outras menções honrosas são; Cuphead, Fallout Shelter, Rust, os novos Sonic e Super Mário, Surgeon Simulator e Ricky e Morty. Claro que não podemos deixar de citar Warpzone vs The Dimension desenvolvido pelo estúdio independente PampaFox que tem em seu cast instrutores e alunos da GAMEscola.


Unity é possivelmente a ferramenta mais completa atualmente no mercado e por isso tem um curso só para ela.


A grande diferença todavia é a praticidade e otimização do tempo para a construção, o que nós da GAMEscola nos empenhamos ao máximo!


Venha fazer parte do nosso grupo e garanta já sua vaga na próxima turma em nosso curso completo de Unity!

0 views

contato@gamescola.com.br

Rua Barão do Rio Branco, 564

Centro, Curitiba - PR

CURITIBA
(41) 3016-4111
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
,,

Uma mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao tamanho original.

Albert Einstein

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
(41) 3058-5757

saojosedospinhais@gamescola.com.br

Rua Cel. Luís Vitorino Ordine, 940

Centro, São José dos Pinhais - PR

BAURU
(14) 3226-1888

bauru@gamescola.com.br

Rua Rio Branco, 18-05

Centro, Bauru - SP

PORTUGAL
+351 937 572 282

geral@gamescola.pt

Av. Dr. João Martins de Azevedo, Edifício B Convento do CarmoTorres Novas - Portugal

© 2020 GAMEscola. Todos os direitos reservados.