Vamos entender ainda mais o mercado de ilustração?



Como é a jornada para um profissional de ilustração?

Quais são as maiores dificuldades?

Como construir a relação com os clientes?

Boas ferramentas auxiliam no resultado da obra?

Qual a importância do apoio familiar na jornada de quem enxerga oportunidade neste mercado?


Vamos falar sobre ilustração e mercado.


Apresentar o nosso instrutor: Davis Von Randow, discutir sobre seus projetos pessoais e em parceria com a GAMEscola®.


Aproveitaremos este artigo para apresentar os trabalhos/artes de alguns alunos e também explicar a origem do projeto “All Stars” na GAMEscola®.


Arte da aluna Vanessa Roberto da Silva

GAMEscola® - Você trabalha e vive de arte, Davis. Qual a principal dica que dá para alguém com o mesmo objetivo?

Davis Von Randow - Então, eu costumo dizer que trabalhar com ilustração é uma profissão como qualquer outra, por exemplo um advogado ou um engenheiro, que precisam estudar ao menos 5 anos, e depois somar um bom tempo de experiência de campo para começarem a ganhar um salário bacana. Para um profissional que vive de arte é a mesma coisa, é preciso muito estudo e dedicação, com algum tempo de profissão a sua experiência aumenta, a qualidade do seu trabalho sobe, você se estabelece no mercado e automaticamente seus ganhos começarão a corresponder a sua trajetória. A única grande diferença da minha profissão para as outras, é que a minha é muuuuito divertida.


Megaman X por Davis Von Randow

GAMEscola® - Recentemente a GAMEscola recebeu uma Wacom One e disponibilizamos a você para que trabalhasse com ela e também mostrasse a seus alunos. O que nos diz sobre o aluno iniciar e já ter contato com um equipamento de ponta?

Davis Von Randow - Sinceramente eu acho fantástico! no meu início de carreira eu trabalhava com uma tablet horrorosa e pesada, você tinha, literalmente que ser um "gênio" para usar aquele equipamento. Sem dizer que tinha pouca sensibilidade comparada com as tablets de hoje. Hoje em dia, começar a vida profissional com uma "one By Wacom" é fantástico, ela não perde em quase nada para uma mesa mais cara, imagina poder começara a atuar com uma Wacom One e/ou uma Cintiq? São ferramentas de trabalho muito poderosas e em comparação com a época que comecei, dá pra ter um acesso com menos tempo de carreira. Porém, é importante eu frisar que, são apenas ferramentas, é preciso muito treino e dedicação. Uma pessoa que não sabe usar corretamente uma trena para medir, tambem não vai saber usar uma trena laser...


GAMEscola® - Pode citar clientes e trabalhos que realizou?

Davis Von Randow - Na condição de designer e ilustrador, eu já atendi clientes no brasil e no mercado exterior, mas aqui no Brasil eu atendi a Light, Petrobras, Globo, Jovem Nerd, e por aí vai. Mas clientes, grandes ou pequenos continuam sendo clientes, com esse pensamento eu costumo tratar com a mesma atenção todos os meus clientes.



GAMEscola® - Recentemente você conquistou a certificação da adobe. Gostaríamos que explicasse a quem nos lê a importância de tal certificação. Como foi este desafio?

Davis Von Randow - Uma certificação Adobe é uma prova que atesta o meu nível de conhecimento dos softwares e as usabilidades deles correta para o mercado de trabalho, ou o desenvolvimento de uma peça gráfica. No momento eu sou Especialista em Photoshop e Illustrator, estou estudando para adquirir certificado de especialização no Indesign, premiere e After Effects


GAMEscola® - Observamos uma grande evolução nos seus alunos na GAMEscola. Agora está com uma turma “especial”. Foram selecionados alunos para a realização de uma mentoria contigo. Compartilhe um pouco sobre este projeto e qual o objetivo principal com ele?

Davis Von Randow - Nós fizemos um desafio para selecionar os alunos com maior determinação para participarem de uma turma especial, chamada de "All Stars". esse desafio não era para ver quem desenhava mais, a meta era testar se os participantes teriam responsabilidade e maturidade para dizer: Eu quero fazer parte desse grupo!

É importante comentar que em uma turma diversa, temos alunos com interesses e vocações muito distintos, tem gente que faz o curso como um hobbie, outros para aprender uma técnica especifica, outros apenas para se testarem e ver se é isso que eles quere pra vida deles, E tudo bem! Mas tem uma gama de alunos que já sabem exatamente o que querem, e são esses alunos que farão parte dessa turma. A meta é prepara los com bastante treino, para desenvolver peças gráficas de altíssimo nível.


Arte da aluna Sara Bueno

GAMEscola® - Fizemos juntos um workshop voltado a alunos e pais falando sobre o mercado de ilustração. Vários pais participaram. Como percebe a participação dos pais na carreira futura de seus alunos?

Davis Von Randow - Eu acho fundamental a participação dos pais nessa empreitada. Veja bem: Se o seu filho disser que quer ser médico, os pais estourarão um champangne e farão de tudo para ajudar esse filho. E isso geralmente acontece por dois motivos:

1 - já é muito difundida o que é e como é a carreira de um médico, conhecemos suas várias áreas e um básico do que é preciso para se formar um bom médico.

2 - é passada uma impressão de estabilidade financeira e até altos ganhos.


As pessoas pouco conhecem a carreira de ilustrador. Como ingressar? Onde estudar? Existe estabilidade financeira? No imaginário de alguns pessoas um ilustrador passaria por grandes apertos financeiros.

Esse workshop foi para apresentar o mercado de trabalho e elucidar muitas dúvidas como essas.

Arte da aluna Natalia Alves de Morais


Queremos agradecer o seu empenho com nossos alunos, Davis.


É muito bom termos profissionais atuantes no mercado que os alunos sonham em trabalhar.


Tenho certeza que suas dicas são valiosas e que seu trabalho junto a GAMEscola® trará muitos outros resultados.


Seja você também um novo aluno da GAMEscola® CLICANDO AQUI.


O curso de Desenho Digital e Animação 2D está disponível nas unidades Curitiba/PR, São José dos Pinhais/PR e Bauru/SP.


Em breve estará disponível também na unidade de Torres Novas em Portugal.

66 views0 comments